Minha experiência com a Dieta cetogênica

silver spoon on black ceramic bowl with vegetables

No momento, parece um verdadeiro exagero começar com a dieta cetogênica para perder muito peso rapidamente. E muitas vezes eles ficam muito tristes porque não funciona tão rápida e facilmente. Como a perda de peso funciona com o ceto, e por que alguns até ganham peso? E: Você precisa necessariamente desse déficit calórico tão mencionado para perder peso com o ceto ? O que o corpo realmente faz quando você come muita gordura?

Pergunta após pergunta. E enfrentei muitos deles há três anos, quando comecei a dieta cetogênica. 

Com ceto para um peso confortável

Em primeiro lugar, a desilusão: com uma dieta cetogênica equilibrada e saudável, o corpo se desenvolve em direção ao seu peso próprio para se sentir bem – para este momento. Isso pode corresponder ao peso ideal nas tabelas usuais – mas não precisa ser. O objetivo do corpo por toda a vida é estar “em forma” para manter todos os seus grandes e pequenos processos metabólicos funcionando da forma mais otimizada possível.

Para o corpo, “em forma” na verdade significa otimizar a forma do corpo, se possível. Assim acontece com a dieta cetogênica que a forma do corpo muda sem que você perca visivelmente nada na balança . O corpo se define porque é ideal para ele e melhor apoia seus processos.

Às vezes, a forma escolhida pelo corpo não é a que gostaríamos (por qualquer motivo). Sim, é assim que as coisas são, e devemos aprender a conviver com isso. O corpo terá um motivo pelo qual deseja se parecer assim agora.

Também não se deve esquecer que o corpo tem muitas outras tarefas além de apenas existir. Seu foco principal não é a beleza ou um determinado peso, mas sim a funcionalidade e economia de recursos. Por isso, ele sempre aborda primeiro vários canteiros de obras, grandes ou pequenos, antes de pensar em perder peso. Aqui estão algumas fontes de inflamação ( Hashimoto ?). Há um órgão que não está funcionando perfeitamente, talvez um intestino gotejante . E se ele acha que os processos funcionariam muito melhor e com mais eficácia com alguns quilos a menos – então, sim, exatamente então ele também perderá peso. O pré-requisito para isso é sempre uma dieta equilibrada e saudável, feita sob medida para o corpo.

Você também pode ganhar peso com o ceto

Este desejo por parte do corpo de desenvolver seu peso de conforto pessoal durante a dieta cetogênica também garante que você possa ganhar peso muito bem se estiver abaixo do peso. Eu experimentei isso com minha filha. Desde que ela começou uma dieta cetogênica, não temos mais problemas por estar abaixo do peso.

Se você pesa mais do que o peso confortável do seu corpo (que, como eu disse, pode ser maior do que o que desejaríamos para nós mesmos), é realmente muito, muito difícil continuar ganhando peso na cetose. É importante que você esteja em cetose porque o nível de insulina é tão baixo que é difícil acumular mais depósitos de gordura.

Insulina no corpo – ou não

Porque a insulina tem uma influência séria no que acontece com nossas células de gordura. Funcionam com base no princípio de bloqueio com chave. Se o nível de insulina estiver alto, por exemplo, após consumir muitos carboidratos, aumento do cortisol (estresse, inflamação, doenças, intolerância, etc.) ou muita proteína, que o corpo converteu em glicose usando a gliconeogênese … sim, exatamente então, as células de gordura podem ser abertas para armazenar gordura e outras substâncias nela contidas. Neste ponto, não é possível para a célula de gordura quebrar a gordura novamente. Só a gordura entra, não sai.

Portanto, para perder gordura, os níveis de insulina devem ser baixos. Só então a célula de gordura é capaz de liberar a gordura armazenada no corpo para que possa ser metabolizada.

Perder peso apenas com déficit calórico?

Eu li muitas vezes que você precisa de um déficit calórico para perder peso, caso contrário, não vai funcionar. Não penso muito nisso, apenas porque provei o contrário a mim mesmo. Quando perdi tanto peso no primeiro ano com dieta cetogênica, comia entre 2.500 e 4.500 kcal por dia. Você realmente não pode falar sobre um déficit, pode?

Na minha   calculadora de necessidades calóricas você pode verificar o quanto você deve comer com suas medições e sua atividade diária. O problema com esses computadores é que eles podem fornecer apenas um valor de referência, porque cada pessoa é diferente e tem um metabolismo diferente.

Para mim, por exemplo, a calculadora calcula uma taxa metabólica basal de cerca de 1.450 kcal. Na verdade, medida (com análise de impedância corporal), minha taxa metabólica basal é de cerca de 1.650 kcal. A taxa metabólica basal aumentou enormemente com a dieta cetogênica. E para mim, aliás, isso também explica por que não consegui lidar com as 1.600 kcal do Foodpunk Challenge (anotei minhas experiências sobre isso ). A calculadora calcula cerca de 1.000 kcal como conversão de energia, tudo o que eu uso para esportes não está incluído. Em outras palavras, preciso comer pelo menos 2.650 kcal para ter energia suficiente. É muito – e, de fato, é exatamente essa a quantidade que me faz sentir em forma e produtiva em geral.

Como não perco peso há algum tempo, também experimentei a variante do déficit calórico. Resultado? Eu fico cansado, cansado e ganho peso.

Você já sabia por que perde tanto peso tão rapidamente logo no início, quando inicia a dieta cetogênica? Bem, na verdade é muito simples. O corpo tem vários depósitos de glicogênio nos quais armazena carboidratos (na forma de glicogênio) para que possa ser consumido rapidamente. O corpo armazena cerca de 500g de glicogênio no fígado e nos músculos, por exemplo. E: o corpo armazena cerca de 4g de água por grama de glicogênio. Isso significa que: se o armazenamento de glicogênio for esvaziado, não só os 500g, mas também 2kg de água desaparecem com ele. Isso acontece nos primeiros dias, quando você deixa de fora os carboidratos e os estoques de glicogênio não são mais repostos.

E se eu comer muita gordura?

Bem no início da dieta cetogênica, você provavelmente sentiu que teve diarreia rapidamente, ou com muita gordura, as fezes pelo menos ficaram mais moles. Bem, entre outras coisas, é exatamente isso que acontece quando você come muita gordura: o corpo a excreta de novo se não pode ou não quer fazer nada com ela.

Outra variante é que ele converte o excesso de gordura em calor por meio da termogênese. Aliás, esse é um dos motivos pelos quais nós, mulheres, não temos mais medo de seguir uma dieta saudável e balanceada.

Por que ele não o armazena nas células de gordura? Sim, muito fácil. Como já foi escrito acima, o corpo precisa de insulina para isso. Ele agora poderia ir e fazer glicose de outra coisa para que o corpo produzisse insulina a fim de abrir laboriosamente as células de gordura e armazenar a gordura nelas. Poderia, mas não faz. Porque todo o processo é tão complexo que o conceito de um corpo que economiza recursos e otimiza o processo não está incluído. Se isso acontecer, algo está errado.

Por que às vezes você não perde peso de qualquer maneira

Como escrevi acima, o primeiro objetivo do corpo é funcionar da maneira mais conservadora de recursos e otimizada de processo possível. Isso só funciona se ele receber nutrientes suficientes para todas as tarefas que o sustentam e não o atrapalham em seu trabalho.

Sim, certos nutrientes também podem impedir o corpo de perder peso. Em primeiro lugar, estes são alimentos que você não pode tolerar, ou seja, que reagem com diarréia, flatulência ou outros sintomas. É importante descobrir e substituí-lo pela primeira vez. Para a maioria de nós, trata-se principalmente de produtos lácteos. Se você omitir isso completamente por um tempo, notará mudanças interessantes em seu próprio corpo. Talvez seja hora de você para um  desafio de 30 dias: evitar laticínios ? Definitivamente valeria a pena tentar.

Talvez você também seja intolerante à frutose, mas também não tolere certos tipos de vegetais. Ou você tem intolerância à histamina?

Ao lidar com essas intolerâncias, o corpo cuida antes de mais nada – do seu ponto de vista – dos intrusos nocivos que levam à inflamação e aos quais ele deve combater com todas as suas forças. Enquanto está fazendo isso, ele não pode mais cumprir plenamente sua tarefa principal, ou seja, a otimização do processo de economia de recursos. Além disso, a reação aumenta o nível de cortisol e, por isso, também o nível de insulina. E já temos a porcaria e um ciclo sem fim.

Então: Se você não consegue seguir em frente, mesmo tendo 10, 20 ou mais quilos a mais na balança, veja se você consegue sustentar um pouco o seu corpo e otimizar ainda mais a sua dieta!

Se você acredita firmemente que tudo isso funciona e é bom para o corpo, que a dieta cetogênica ajuda o corpo a fazer e querer o melhor para mim … então também funcionará com a perda de peso. Sim, mesmo com lipedema. Só há uma maneira de fazer isso: com confiança e amor por si mesmo, pela vida e pelo universo.

Minha conclusão pessoal

Desse ponto de vista, faz todo o sentido dizer que você tem que comer gordura para perder gordura. Porque com poucos carboidratos e uma quantidade moderada de proteína, o nível de insulina é tão baixo que você pode adicionar gordura suficiente ao corpo até que ele esteja cheio. Para que ele tenha recursos suficientes para todas as suas tarefas e não tenha mais que pensar sobre qual tarefa não está fazendo ou está fazendo apenas pela metade por falta de comida. Na minha opinião, é também neste ponto que se pode sentir esta energia irreprimível de que muitos relatam. Este fluxo cetônico, o poder cetônico. Você tem isso quando seu corpo está borbulhando de energia – e isso só é possível se você consumir combustível suficiente na forma de comida.

Gostaria de saber como você se sente quando come muito, claro, com uma dieta cetogênica balanceada e saudável, com muitos vegetais e pouco / nenhum laticínio, e muita gordura. Como seu corpo reage a isso?

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