Como ter uma alimentação limpa

poached egg with vegetables and tomatoes on blue plate

A alimentação limpa é uma forma de nutrição em que o açúcar, os aditivos e os alimentos processados ​​industrialmente são evitados. Como alguém aborda “alimentação limpa”, como se   poderia traduzir uma alimentação limpa ? Para quem quiser experimentar, temos algumas dicas valiosas sobre como fazer uma dieta balanceada, apesar de deixar alguns alimentos de fora. Por exemplo, você pode descobrir quais alimentos são particularmente bons em nosso guia do iniciante  para uma  alimentação saudável .

Frutas e vegetais todos os dias

O objetivo de uma alimentação saudável é comer e beber alimentos frescos e saudáveis ​​como parte de uma dieta saudável. Há uma regra especial aqui: refeições prontas e a maioria dos alimentos processados ​​são tabu. Os ingredientes mais ” limpos ” do cardápio são frutas e vegetais, que fornecem fibras, vitaminas, minerais, oligoelementos e substâncias vegetais secundárias ao corpo, recomendando-se três porções de vegetais e duas de frutas por dia.

No caso dos alimentos orgânicos, não se utiliza engenharia genética, fertilizantes e pesticidas. E o tempo entre a colheita e o consumo também é decisivo para o teor de nutrientes. Prefira variedades regionais e sazonais, porque os alimentos que precisam viajar longas distâncias costumam ser colhidos quando não estão maduros e perdem nutrientes valiosos no caminho. Procure frutas e vegetais frescos – o calendário sazonal oferece uma visão geral de quais variedades estão maduras em que horas. Alimentos não embalados não apenas mantêm a dieta “limpa”, mas também preservam o meio ambiente a longo prazo.

A preparação suave protege os nutrientes

Os vegetais cuidadosamente preparados são mais ricos em vitaminas e fitoquímicos. Certifique-se de não aquecer demais e ferva apenas brevemente. Cozinhar a vapor, escaldar e cozinhar a vapor são processos particularmente suaves. Manteiga de alta qualidade também é permitida na preparação. O mesmo vale para carne, peixe e outros produtos de origem animal.

Se você quer comer ” limpo” , não precisa se tornar vegetariano ou vegano. A variedade o mantém saudável como parte de uma dieta saudável. Preste atenção na origem da carne, manteiga, creme, queijo e iogurte. Os animais, dos quais esses alimentos se originam, deveriam ter sido mantidos e alimentados de maneira adequada.

As gorduras hidrogenadas (contidas na gordura para fritar e na margarina, por exemplo) são tabu na alimentação limpa , por isso você deve usar óleos vegetais com ácidos graxos insaturados. Dica: Margarina orgânica também está disponível sem gorduras hidrogenadas.

 

vegetable salad in gray bowl

Idealmente, as refeições geralmente contêm carboidratos complexos, proteínas e, se preferir, gorduras saudáveis ​​também. Isso fornece ao corpo todos os nutrientes importantes de que necessita. Portanto, uma alimentação limpa também é adequada para uma combinação com uma estratégia de perda de peso de longo prazo, porque esse tipo de dieta é saudável em termos de uma dieta saudável.

Molhos prontos e todos os alimentos com aditivos como conservantes, corantes e aromas não são considerados saudáveis, como o álcool, açúcar refinado (leia sobre o que uma dieta sem açúcar faz no corpo ), adoçantes e ácidos graxos trans. Freqüentemente, eles também estão escondidos em alimentos processados. Os molhos podem ser facilmente preparados na hora com apenas alguns ingredientes e geralmente são ainda mais aromáticos do que os acabados. Tempere seus pratos com ervas frescas e escolha a variedade integral para massas e pães, pois a farinha branca não está no cardápio quando comê-la limpa .

Você pode dividir suas refeições livremente

A frequência com que você come por dia não é importante para esse tipo de dieta. Alguns acham que três refeições são adequadas, outros recomendam de cinco a seis com um ou outro lanche. Ouça o seu corpo e como você está com fome. Mas você não deve pular o café da manhã, porque dá ao corpo a energia de que precisa para o dia. Aproveite o tempo para comer. Comer de forma limpa também significa comer conscientemente.

Escolha produtos de origem animal de qualidade

Peixes, carnes, aves e laticínios têm um lugar permanente no plano de alimentação saudável – de preferência orgânica. Porque os agricultores orgânicos não usam aditivos na ração, engenharia genética ou antibióticos. Como os animais fazem exercícios, podem comer grama e são criados mais lentamente, os produtos orgânicos também contêm ácidos graxos ômega-3 mais saudáveis.

Beba água e depois beba mais um pouco!

Uma dieta saudável e ” limpa ” também inclui a ingestão de muitos líquidos. Deve ser de pelo menos dois litros. Lembre-se de que o maior teor de fibras em sua dieta significa automaticamente que você precisará de mais líquidos para evitar a constipação. Água parada está no topo, você pode temperá-la com suco de limão fresco ou um pouco de gengibre. Água mineral natural também é adequada ou um smoothie de vegetais . O chá sem açúcar é a melhor dica para bebidas quentes. Você deve evitar o álcool tanto quanto possível.

Coma lanches saudáveis

Quando fica com fome, as  opções são muitas na hora de prepará-la ” limpa” . Doces, fast food e assados ​​feitos de farinha branca são substituídos por um punhado de frutas secas ou nozes, e uma banana com um pouco de manteiga de amêndoa orgânica.

Iogurte com frutas frescas ou sushi também acaba com a fome rapidamente. Se você quiser que seja um doce, você pode fazer suas próprias barras energéticas deliciosas de aveia, frutas secas, frutas macias como bananas ou tâmaras, mel e um pouco de leite de planta.

person holding meat sandwich with sliced tomatoes, onions, and grilled meat

Uma alimentação limpa vai bem com a preparação da refeição : prepare suas refeições semanais

A preparação das refeições é uma maneira fácil de se manter abastecido com refeições frescas e saudáveis ​​no trabalho. Você pode preparar muitos pratos em casa e levá-los para o trabalho no dia seguinte. É útil criar um menu para toda a semana.

As sopas de vegetais são fáceis de preparar. Basta colocar em um recipiente lacrável e aquecer no escritório no dia seguinte.

Você também pode pré-cozinhar arroz integral e massa de trigo integral e saboreá-los no dia seguinte com vegetais e molho fresco de sua escolha. Molhos e vegetais também são fáceis de preparar. Dica: Legumes de forno são deliciosos e fáceis de aquecer. Como um mergulho, você pode, e B. usar quark caseiro de ervas.

Para saladas de vegetais, corte os ingredientes e prepare o molho no dia seguinte. Também a salada de macarrão é rápida de preparar. Dica: compre um bom recipiente ou leve um prato e talheres para o trabalho. Porque o olho também come!

Conclusão:
é bom ter uma alimentação saudável e balanceada e, por exemplo, B. consumir o mínimo de açúcar possível. No entanto, uma alimentação limpa também tem um alto potencial para transtornos alimentares, como a ortorexia nervosa, o desejo patológico de comer o mais “saudável” possível. É muito importante que você se sinta confortável com sua dieta.

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