Dieta baixa em carboidratos funciona?

cooked food

Quase todos os dias, novas tendências alimentares, mais ou menos saborosas, aparecem na mídia que prometem perda de peso rápida. No entanto, isso também aumenta a incerteza entre os consumidores. Uma forma de nutrição moderna e possivelmente também saborosa é a  dieta com baixo teor de carboidratos , que promete perda de peso particularmente rápida e é recomendada pelos proponentes como uma dieta permanentemente adequada.

Até agora, não existe uma definição uniforme de baixo teor de  carboidratos . Isso geralmente é entendido como uma dieta que  contém quase nenhum  ou apenas alguns carboidratos ( baixo teor de carboidratos ; inglês para ” baixo teor de carboidratos “). As diferenças no conteúdo de carboidratos podem ser muito diferentes. Se a ingestão de carboidratos for completamente eliminada, fala-se também de ” sem carboidratos “. Exemplos bem conhecidos de minimização de carboidratos são a dieta Atkins, magra durante o sono ou a  dieta paleo. Em algumas dietas, um plano alimentar com muito baixo teor de carboidratos também é combinado com o índice glicêmico. Isso mostra a rapidez com que o nível de açúcar no sangue aumenta após o consumo de vários alimentos ricos em carboidratos. Representantes dessas formas de dieta são o método LOGI ou a dieta de South Beach.

Como é um possível plano de nutrição, o que pode ser uma receita de dieta baixa em carboidratos?

Alimentos ricos em carboidratos têm baixo teor de carboidratos substituído principalmente por alimentos ricos em gorduras e proteínas (ricos em proteínas). As refeições geralmente consistem principalmente de alimentos como peixes, carnes e laticínios e vegetais, e são ricas em proteínas. Fornecedores de carboidratos de alimentos como batatas, arroz, pão e massas são tabu ou apenas permitidos em pequenas quantidades. Doces deliciosos, bolos e receitas com açúcar costumam ser completamente evitados. A proporção de carboidratos na dieta diária com alimentos deve ser reduzida em favor de uma proporção maior de gordura e proteína. Um plano de nutrição contém muitas receitas de alimentos como ovos, por exemplo, omeletes ou saladas de frutas. Muitas receitas têm uma proporção maior de carne, como filés de frango ou bifes, mas também existem muitas receitas de peixe.

Como funciona o  conceito de dieta baixa em carboidratos ?

Normalmente, os carboidratos são preferidos no corpo – ou seja, antes das proteínas e gorduras – para a produção de energia. O conceito é baseado na ideia de que abrir mão dos carboidratos interrompe essa via metabólica. Se os carboidratos não são mais fornecidos, o corpo precisa atacar suas reservas de gordura para produzir a energia necessária. Desta forma, ocorre a perda de peso. Além disso, os carboidratos – especialmente na forma de açúcares simples – levam à liberação do hormônio insulina e sobrecarregam o metabolismo do açúcar no sangue. Para evitar isso, a ingestão de carboidratos deve ser restrita ou a ingestão de carboidratos e proteínas deve ser separada no tempo (“separador de insulina alimentar”).

sliced fruits on white ceramic plate

Dependendo da dieta, os carboidratos devem ser evitados, principalmente à noite. Os carboidratos são, portanto, recomendados apenas em pequenas quantidades e especialmente na forma de produtos de grãos inteiros, deliciosas frutas e deliciosas leguminosas. Outro argumento usado repetidamente para o conceito é a afirmação de que um alimento rico em proteínas é particularmente satisfatório. Portanto, alguns estudos também sugerem que o suposto sucesso do  baixo teor de carboidratos se  deve mais ao maior teor de proteína (1,2  g / kg de  peso corporal) na dieta e à melhor saciedade associada do que ao menor teor de carboidratos na dieta.

Quais são os benefícios de uma  dieta baixa em carboidratos ?

Vários cientistas demonstraram que uma dieta baixa em carboidratos tem um efeito positivo na perda de peso e no metabolismo. Por exemplo, foi demonstrado que uma dieta pobre em carboidratos resulta em uma perda de peso mais rápida em curto prazo do que uma dieta pobre em gorduras. Outros estudos também mostraram efeitos positivos: ao comparar a  dieta de baixo teor de carboidratos com uma dieta de  baixo teor de gordura por um período de um ano, um estudo com 148 adultos mostrou que tanto a perda de peso quanto a composição corporal foram maiores no grupo de  baixo teor de carboidratos. .

Em pessoas com sobrepeso, essa dieta melhorou vários valores de inflamação. Em pacientes com distúrbios do metabolismo lipídico e  diabetes  , foi demonstrado que essa dieta pobre em carboidratos melhorou vários parâmetros de saúde. Por exemplo, pessoas que tomaram estatinas (medicamentos para reduzir o colesterol) conseguiram melhorar a sensibilidade à insulina e os níveis de açúcar no sangue com uma  dieta baixa em carboidratos . Em diabéticos tipo 2, uma dieta baixa em carboidratos teve um efeito  positivo sobre os parâmetros metabólicos, como perfil lipídico e níveis de açúcar no sangue.

Quais são os argumentos contra o baixo teor de carboidratos ?

Manter a dieta:  Manter o  baixo teor de carboidratos  pode ser difícil. Tal como acontece com outras dietas extremas, uma  dieta baixa em carboidratos é freqüentemente abandonada, especialmente quando o teor de carboidratos é muito baixo. A seleção de deliciosas receitas pode ser limitada. Perda de peso:  mesmo que a  dieta baixa em carboidratos muitas vezes leve a uma rápida perda de peso em curto prazo, não há diferenças em relação a outras formas de dieta em longo prazo. Cultura e hábito:  a deliciosa ceia, muito difundida na Alemanha, pode ser servida com uma  dieta de baixo teor de carboidratos ou com baixo teor de carboidratos

vegetable salad in gray bowl

Transformando o jantar em um verdadeiro desafio. Agora existe um pão especial de proteína ou pão com baixo teor de carboidratos que contém particularmente poucos carboidratos. No entanto, esse pão de proteína costuma ser mais energético do que um delicioso pão “normal”, o que, por sua vez, torna a perda de peso mais difícil. Ao mesmo tempo, a proteína de soja ou tremoço adicionada pode ser problemática para quem sofre de alergias. Desempenho:  Como os carboidratos também são importantes para o metabolismo energético dos órgãos (só o cérebro precisa de 120 gramas de glicose por dia), o desempenho mental e físico pode ser prejudicado por uma dieta pobre em carboidratos. Isso pode ser uma desvantagem, especialmente durante a atividade esportiva. Humor:

 Os carboidratos são necessários para a formação da substância mensageira serotonina e, assim, garantem o bom humor. Portanto, as pessoas que tomam baixo teor de carboidratos têm maior probabilidade de ficar chateadas ou de mau humor.

De acordo com o DGE, o que é contra uma dieta baixa em carboidratos ?

A Sociedade Alemã de Nutrição  eV (DGE) é responsável pelas recomendações nutricionais para a prevenção de doenças em pessoas saudáveis. Ela acha que uma  dieta baixa em carboidratos não é recomendada. De acordo com o DGE,  muito pouca fibra do grão é fornecida ao corpo com  baixo teor de carboidratos . Além disso, consumir grandes quantidades de carne vermelha pode aumentar o risco de câncer de cólon. Um para  baixo teor de carboidratos Freqüentemente, a alta ingestão de gordura também aumenta o risco de várias doenças, como doença arterial coronariana e gota. A Sociedade Alemã de Nutrição também aponta um estudo da revista especializada Lancet Public Health, que relaciona a ingestão de carboidratos ao risco de mortalidade. O resultado é que uma dieta com um teor de carboidratos muito baixo, ou seja, baixo teor de carboidratos, bem como muito alto, está associada a um risco aumentado de mortalidade a longo prazo. Dietas como as dietas com baixo teor de carboidratos foram vistas de forma particularmente crítica

Para substituir carboidratos por muitos alimentos de origem animal, como carne. Há também a observação de que qualquer tipo de dieta que contenha uma proporção muito grande de um nutriente energético restringe a escolha do alimento. A consequência pode então ser que o corpo humano não recebe adequadamente nutrientes essenciais, como vitaminas, minerais ou fibras. Uma dieta muito desequilibrada com apenas alguns alimentos e receitas restritas por um longo período de tempo pode ser prejudicial à saúde e ao corpo humano.

baixo teor de carboidratos é recomendado?

Até o momento, não há evidências de estudos científicos que comprovem os efeitos positivos de uma  dieta baixa em carboidratos em pessoas saudáveis. Estudos anteriores não mostram benefícios a longo prazo de uma  nutrição baixa em carboidratos versus uma dieta com baixo teor de gordura, conforme definido pela Sociedade Alemã de Nutrição  eV  é recomendada (DGE). Basicamente, a perda de peso ocorre apenas quando um déficit de energia é atingido. Vários estudos mostraram que a perda de peso pode ser alcançada com  baixo teor de carboidratos  e baixo teor de gorduraé possível. Nos últimos anos, também ficou claro que a composição dos macronutrientes (proporção de gordura: carboidratos: proteína) é bastante insignificante para a perda de peso. Em uma grande revisão em 2014, os cientistas concluíram: Apesar de gastar milhões de euros, existem apenas declarações contraditórias e dados insuficientes para que nenhuma dieta ideal pudesse ser identificada para perda de peso e perda de peso.

silver spoon on black ceramic bowl with vegetables

Você deve prestar atenção a isso com um  low-carb dieta e receitas low-carb

  • Evite dietas extremamente baixas em carboidratos e unilaterais. Caso contrário, podem ser prejudiciais à sua saúde e ao corpo humano.
  • Se você comer menos carboidratos, deve prestar atenção especial à qualidade dos carboidratos (alta ingestão de grãos integrais e fibras, menos açúcar).
  • Legumes e legumes deliciosos fornecem nutrientes importantes ao corpo.
  • Prefira gorduras vegetais.
  • Escolha mais proteína vegetal e menos proteína animal ( por exemplo,  de legumes).
  • Cuidado com os alimentos especiais com  baixo teor de carboidratos : o pão de proteína não contém apenas alguns carboidratos, mas também muita gordura, além de muita proteína. Isso significa que geralmente tem mais calorias do que o pão delicioso “normal”. Se você é alérgico: pense também no potencial alergênico das proteínas de soja e tremoço no pão proteico.
  • Evite bebidas com açúcar adicionado e dilua deliciosos sucos em spritzers. O motivo: a energia líquida não sacia, mas ainda fornece muita energia.
  • Mesmo o  baixo teor de carboidratos  não faz milagres: para perder peso, é sempre importante consumir mais energia do que a fornecida pelos alimentos. Essa é a única maneira de perder peso.

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